REDE IDEB BRASIL
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    'idebTema: computadores e/ou internet'

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    E: OU:


  1. BA:
    a pesquisa é de fundamental importância para que outros setores possam colaborar nos orientando como proceder de forma correta para que os alunos possam obter uma maior aprendizagem. pois, nas últimas avaliações realizadas pelo o mec (ideb) a $escola ivani oliveira obteve melhor nota - comparando com as demais escola do município e estamos entre as melhores notas das escolas da chapada de diamantina. a nota do último ideb era para ser melhor se o município tivesse dado uma atenção maior para o nosso estabelecimento. digo, tivesse investido na melhoria da infra estrutura da escola bem como investimento para criação de uma biblioteca e ampliação do laboratório de informática, entre outros.


    abraços!!!!!

    josé

  2. CE:
    eu coordenadora dessa escola, informo que nossa escola precisa de um apoio maior da sme/mec para que possamos desenvolver melhor as atividades pedagógicas; nossa infra estrutura precisa ser melhorada, os equipamentos mobiliários e informatizados precisam ser adquiridos e inovados.informo ainda que, apesar dessa escola ser localizada em uma área de risco, com foco em usuários de drogas, as crianças em sua maioria são bem assistidas pelos os pais, apesar das condições mínimas de sobrevivência.atualmente nossa escola atende crianças de 2 a 5 anos de idade, portanto não há como avaliar os resultados do ideb. nossa escola é bastante aceita pela comunidade, nós temos profissionais muito dedicados as atividades relevantes ao ensino aprendizagem. os pais lamentam não ofertarmos vagas para fundamental i em seus anos iniciais até 2º ano por exemplo. espero que nessa nova gestão possamos conseguir esse objetivo, pois clientela nós temos.espero que nosso salário melhore, pois ganho menos que um salário mínimo como coordenadora, é absurdo, sou graduada, pós graduada, passei numa seleção através de concurso e não entendo tanto descaso com os profissionais da educação.informo que os recursos são repassados com muita demora pela escola mãe para os anexos, e seus valores não são suficientes para atender a demanda.

  3. CE:
    prezados,
    estou dirigente nesta unidade escolar deste o ano de 2013. smpre enfrentrei dificuldades na estrutura física desta. porém, os problemas vêm aumentando e a falta de equipamentos e espaços salubres está ocasionando o baixo clima escolar. meus resultados estão caindo. precisamos recuperar a estrutura física e equipara a escola com computadores, laboratórios e quadra esportiva. daí, os problemas segundários se tornarão menores e fáceis de solucionar. assim, voltaremos a rever e aceitar a leitura dos resultados do ideb e demais avaliações externas na qual a escola participa.

  4. ES:
    para melhoria do ideb da escola é feito uma apresentação para a comunidade escolar e trabalha-se o necessário, porém apesar dos alunos deixarem deixarem registros de amam a escola e tem um bom relacionamento entre eles o interesse pelo estudo é médio; para se dar treinamento para os professores, o pedagogo também deverá ser treinado para acompanhar as atividades e o resultado; todos os professores dessa escola são contratados por designação temporária e mesmo com todo esforço individual e coletivo todo final de ano gera muita insatisfação e insegurança, pois não sabem se serão contratados no próximo ano; a política educacional na prática não está sendo valorizada, é apenas um instrumento de propagandeada política partidária; esta escola é de tempo integral, agrícola, rural, estadual, porém o governo estadual não a trata como tal; quanto ao uso da internet pelos alunos somente agora no final do ano recebemos recurso para instalação da mesma.

  5. ES:
    considerando os itens acima relacionados, posso dizer que nossa escola poderia ser ainda melhor se houvesse maior investimento ao aluno no que se refere à tecnologia. nossa sala de informática conta somente com 10 computadores para atender 447 alunos.

    acredito que o sucesso de nosso ideb (6.7) se deu pelo fato de que nossos profissionais investem em propostas de intervenção direta ao aluno, planejamento coletivo, parceria com a família e colaboração e atenção da equipe gestora.
    abraços,
    noemia – diretora.

  6. GO:
    nossa instituição tem instalações precárias, não possuímos quadra coberta ou nenhum espaço coberto, não possuímos laboratório de informática, ou sala de professores. ainda assim temos excelentes notas nas avaliações de sistema, e não somos valorizados para melhorias estruturais que refletirá diretamente no ensino-aprendizagem de nossos alunos, isso desmotiva muito a equipe, os alunos e os pais. mas, emos investimentos em escolas com péssimo ideb! complicado, isso tem sido visto como não reconhecimento e desvalorização.

  7. MG:
    a escola m. dr. antônio torres atende 360 alunos e possui um ideb de 7,9 . a escola não possui prédio próprio, as instalações elétricas e hidráulicas estão em péssimas condições. não existe espaço destinado à biblioteca. todos os alunos lêem os livros adquiridos pelos governo e através de recursos próprios. não há um computador para cada aluno e nem internet . a última vez em que a escola foi pintada foi com recursos financeiros adquiridos através do projeto sustentabilidade e meio ambiente em que os alunos trazem de casa material reciclável para ser vendido.

  8. MS:
    infelizmente, nem todos da comunidade escolar tomam consciência do seu papel e se dedicam a melhorar o nível de aprendizagem, em especial os pais, parte dos alunos e uma pequena parte da equipe docente, também nos falta recursos financeiros para melhorar o ambiente escolar, uma boa estética também é um incentivo a se dedicar aos estudos, nossa escola está a quase 15 anos sem reformar, sistema hidráulico e elétrico é o original de 28 anos atrás quando foi inaugurada, a internet é fraca e oscila, na ste, não tem computadores o suficiente para atender individualmente os alunos, temos 37 computadores, mas apenas 20 funcionando bem, falta funcionários como bibliotecários, inspetores, porteiros e até mesmo cozinheira, nossa escola está num bairro de pessoas de baixa renda, trabalhadores na sua maioria, que passam o dia inteiro fora e pouco acompanham a vida escolar dos filhos, mesmo com tamanhas dificuldades conseguimos elevar nosso índice do ideb, no fundamental i estamos acima da meta, no fundamental ii, melhoramos a nota anterior, mas ainda não atingimos a meta, mas estamos próximos.

  9. MS:
    a ee marechal deodoro da fonseca possui 600(seiscentos) estudantes do 1º ao 9º ano, tendo 10 salas que atende essa comunidade nos períodos matutino e vespertino ,apresenta um ideb excelente, porém conta com uma estrutura física deficitária como salas de laboratórios , biblioteca, sala para reforço escolar , refeitório, sala de tecnologia pequena,quadra de esporte inacabada, sabedores dessa situação, gostaríamos que o governo estadual e federal olhasse com entendimento para a nossa unidade escolar.

  10. MT:
    nossa unidade não recebe os dados da prova brasil e ideb, temos um prédio novo mas com mobilia antiga não possuímos nenhum computador para alunos.

  11. PA:
    que através dos resultados do ideb e do questionário respondido, o fnde/mec possa viabilizar mais recursos para formação continuada do professor e de mais agentes que contribuem no processo educativo, melhoria da infra estrutura das salas de aula (climatização, etc...), criação de uma rede com a acesso a internet nas unidades escolares para o aluno e professor e aquisição de material de suporte pedagógico.

  12. PR:
    analiso que a pesquisa deve vir ao encontro do fim maior da instituição de ensino. para tal inúmeras dessa pergunta se fossem de cunho subjetivo teriam respostas na dimensão que as políticas articuladas para tais fins são fragmentadas, e que as instituições de ensino apenas recebem os resultados do ideb e não contam com estrutura na área de tecnologias, de formação de professores que possa dar uma nova projeção para tal fato.

  13. RJ:
    o ce fany niskier está inerido em uma comunidade entre a zona urbana e rural.um grande problema é a infrequência dos alunos do enisno médio! isto não consta na pesquisa! a maioria dos professores é bastante comprometida, mas as condições de trabalho poderiam ser melhores. não há espaço para algumas atividade importantes como quadra esportiva, sendo necessário sair do colégio e usar a quadra instalada no bairro, de responsabilidade da prefeitura. nosso laboratório de informática está sucateado e o espaço da sala não é favorável! os baixos salários e a falta de reajuste a quase três anos também compromete a motivação!! as metas do ideb deveriam refletir melhor as peculiaridades de cada realidade.

  14. RO:
    que este ano 2017, a escola irá voltar mais para o ideb. tentando trazer mais a participação dos pais na escola. e que falta ainda infraestrutura para atender a demanda dos nossos alunados. sendo que nossa intenet pra nossa região é muito fraca. porem ainda temos uma grande confiança que este ano iremos mudar o nosso ideb.

  15. RS:
    assumimos a direção desta escola em agosto do ano corrente, por isso muitas de nossas respostas nos deixam dúvidas quanto aos percentuais de aproveitamento das taxas do ideb referentes à pesquisa.para os próximos anos temos projetos a serem aplicados que visam buscar um melhor desempenho de nossos alunos.para isso é necessário que sejam oferecidas melhores condições de trabalho com a oferta de material pedagógico e tecnológico por parte do governo, começando pelo pagamento integral e pontual do salário.

  16. RS:

    atingir a média 7,8 no ideb 2015 deixou nossa comunidade escolar muito feliz, isto nos mostra que estamos no caminho certo e que nossos passos são dados como quem tem certeza de onde quer chegar. a participação da comunidade no dia a dia da escola fortalece a gestão e os resultados acontecem.nossa escola passou por um sinistro em 23/10/2016, perdemos todo um bloco ( cozinha, refeitório,biblioteca,sala dos profes,laboratório de informática,secretaria e sala da equipe diretiva) , mas isso só nos deixou mais unidos e mais fortes.trabalhamos até esta semana em espaços adaptados até que a obra fosse concluída ( demorou muito!) , mas não deixamos de desenvolver nenhum de nossos projetos pedagógicos pelo contrário iniciamos novos. visite nossa página no facebook.
    peço desculpas pela demora em responde a pesquisa mas estávamos realizando a mudança e final de ano letivo sempre é muito trabalho. obrigada pelo convite
    iara gasparetto rebelatto
    diretora

  17. RS:
    a emef luiz schroeder está inserida em um bairro onde as condições financeiras não interferem negativamente na qualidade da educação. nosso ideb foi acima das metas, o que nos deixou muito felizes. estamos sempre trabalhando para a melhoria da qualidade do espaço físico e da qualificação profissional. este ano investimos na melhoria do nosso laboratório de informática que estava sucateado. ainda não é o ideal, mas já pode ser usado por todos os alunos e professores.

  18. RS:
    fazemos o possível para melhorar o nível de aprendizagem, mesmo não dispondo de espaço físico adequado. não temos refeitório, não temos uma quadra de esportes, não temos sala de biblioteca, internet ineficaz. ainda assim, conseguimos melhorar o ideb consideravelmente. estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido.

  19. RS:
    nossa escola teve o ideb de 4.9, pois a turma que realizou essa avaliação é uma turma diferenciada, com alunos atendidos no aee e outros com bastante dificuldade de aprendizagem. quanto aos equipamentos enfrentamos o problema da quantidade reduzida de computadores atualmente com apenas dez que estão em funcionamento, tornando difícil o trabalho nesse sentido.o ideal seria ampliar esse espaço bem como os equipamentos. outra situação enfrentada é o desinteresse por parte de alguns alunos que embora a escola insista os mesmos continuam sem interesse pelo estudo.

  20. RS:

    ficamos felizes pelo resultado obtido nos anos iniciais, pois nosso quadro docente trabalhou muito para esta conquista, mas ainda temos muitas dificuldades financeiras na escola e não é possível oferecer tecnologia e material adequado para qualificar e melhorar o ideb dos anos finais, pois nossa escola apresenta muitas dificuldades financeiras e nosso prédio necessita de reformas urgentes, como os banheiros, pois temos apenas dois sanitários para aproximadamente 700 alunos, o que está nos causando muitos transtornos, até porque nossa escola também atende cadeirantes sem banheiros adaptados.
    enfim, são muitas as dificuldades mas esperamos que nossos gestores nos apoiem para continuarmos realizando um trabalho para que nossa instituição obtenha melhores resultados.

  21. SC:
    o ideb é um dos instrumentos para melhorar mostra a qualidade de ensino. porém investimentos mais efetivos na educação, principalmente na capacitação dos profissionais tem quer ser mais investido. outro ponto importante é que os investimentos em tecnologias sejam feitos de forma mais competente.

  22. SC:
    o ideb da nossa escola é baixo, atribuímos esse resultado a diversos fatores: alta rotatividade dos professores; professores atuam em até três escolas para fechar a carga horária; falta de interesse dos alunos; pais que não acompanham o desempenho dos filhos; falta de equipamentos de informática; famílias que se mudam em qualquer época do ano, não se importando com o estudo dos filhos. alunos que não estudam e tampouco trabalham.

  23. SC:
    devido a baixa do ideb nos anos finais solicitamos formação continuada, investimentos em tecnologia e materiais didáticos pedagógicos e melhoria em infraestrutura.


  24. 25/08/2019 16:58:50