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    'idebTema: violência e/ou drogas e/ou vulnerabilidade social'

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    E: OU:


  1. AM:
    o ideb é fator motivante para incentivar os professores a melhorarem a qualidade de suas aulas. ao verem os resultados do seu trabalho refletidos em boa nota no ideb, há uma satisfação e sentimento de dever cumprido. apesar das instalações físicas de nossa escola apresentarem precariedade e a comunidade atendida ser uma área vermelha, os profissionais se esforçam para transmitir aos alunos um ensino de excelência, em detrimento das poucas políticas de incentivo apresentadas pelos governantes.

  2. AM:
    nossa escola considera de suma importância as notas alcançadas no ideb e luta para que cada ano possamos melhorar cada vez mais. um dos grandes desafios enfrentados por nossa escola é a questão das drogas, devido a mesma estar localizada em área de risco, rodeada de trafico de drogas. já fomos assaltados várias vezes. entretanto nos orgulhamos de fazer a diferença na vida de nossos alunos, os quais procuramos manter longe das más influências. estamos crescendo aos poucos, porque as famílias ainda não se conscientizaram que precisam ser mais participativas na escola e ainda precisamos acabar com a evasão.

  3. CE:
    eu coordenadora dessa escola, informo que nossa escola precisa de um apoio maior da sme/mec para que possamos desenvolver melhor as atividades pedagógicas; nossa infra estrutura precisa ser melhorada, os equipamentos mobiliários e informatizados precisam ser adquiridos e inovados.informo ainda que, apesar dessa escola ser localizada em uma área de risco, com foco em usuários de drogas, as crianças em sua maioria são bem assistidas pelos os pais, apesar das condições mínimas de sobrevivência.atualmente nossa escola atende crianças de 2 a 5 anos de idade, portanto não há como avaliar os resultados do ideb. nossa escola é bastante aceita pela comunidade, nós temos profissionais muito dedicados as atividades relevantes ao ensino aprendizagem. os pais lamentam não ofertarmos vagas para fundamental i em seus anos iniciais até 2º ano por exemplo. espero que nessa nova gestão possamos conseguir esse objetivo, pois clientela nós temos.espero que nosso salário melhore, pois ganho menos que um salário mínimo como coordenadora, é absurdo, sou graduada, pós graduada, passei numa seleção através de concurso e não entendo tanto descaso com os profissionais da educação.informo que os recursos são repassados com muita demora pela escola mãe para os anexos, e seus valores não são suficientes para atender a demanda.

  4. CE:
    para melhorarmos o ideb das escolas, se faz necessário maior atenção às dificuldades sociais vividas pelos alunos.

  5. DF:
    precisamos melhorar o ideb, porém, onde a escola se localiza - zona de vulnerabilidade -, diversos fatores influenciam.

  6. MG:
    a escola não atingiu a meta, mas estamos conscientes de que precisamos melhorar o nosso processo ensino aprendizagem. esperamos com a implementação da "base nacional curricular" proposta pelo mec, melhores resultados, haja visto que seguimos o currículo básico do estado de minas gerais e muitas questões avaliadas no ideb/mec, principalmente em matemática não são priorizadas. levamos mais em consideração as matrizes curriculares do simave/proeb, nosso sistema de avaliação externa. temos ainda problemas com a falta de interesse dos alunos pelos estudos e a falta de perspectiva de futuro dos nossos adolescentes, que a cada dia estão se envolvendo mais com as drogas. a escola precisa acompanhar as transformações ocorridas atualmente para atender aos interesses dos alunos, porém faltam equipamentos e instalações adequadas aos professores para que possam oferecer aos discentes uma educação de qualidade para todos.

  7. MG:
    para a melhoria do desempenho dos alunos e consequentemente do ideb das escolas, vejo que primeiramente as escolas deveriam atender apenas uma modalidade como é a nossa.que as escolas fossem somente de ensino fundamental anos iniciais;somente do ensino fundamental anos finais e somente ensino médio para que o foco fosse mais concentrado na modalidade de ensino.
    seria necessário ainda que o quadro pessoal fosse mais amplo,que os professores de apoio ao aluno com necessidade especial fossem disponibilizados sem demora aos alunos;que cada escola tivesse vice-diretor,por turno,que cada escola tivessem professores alfabetizadores para intervenção pedagógica,que cada escola tivesse orientador,pois são muitos os problemas psicológicos em decorrência dos problemas sociais,falta de estrutura familiar. que houvessem mais treinamentos para os professores e melhores salários pois um salário condizente é muito motivador.
    sugiro ainda que as professores para os anos iniciais tivessem formação do curso normal,magistério a nível médio, além da graduação a nível superior.

  8. MG:
    temos grandes parcerias com iniciativa privada que tem contribuído muito com a gestão para resultados .adotamos uma metodologia de gestão eficiente a gide que tem como foco a gestão para resultados,com isto temos indicadores internos que monitoram nossos resultados ao longo do ano com planos de ação focados na gestão para qualidade. por estarmos em área de grande vulnerabilidade social acreditamos temos alcançado resultados expressivos nas avaliações internas e externas como o ideb. nossa escola é destaque em desempenho no município superando a media da rede estadual e municipale isto é o reconhecimento do trabalho de uma eq

  9. MG:
    a escola desde as primeiras avalia��es externas tem obtido resultados muito bons.o ideb 2015 alcan�ou 7.7.a escola n�o apresenta problemas maiores com rela��o � disciplina ,viol�ncia etc.o maior problema da escola � que por estar localizada em �rea que n�o apresenta risco social, nem sempre tem seus resultados reconhecidos, pois acredita-se que os alunos s�o de n�vel econ�mico alto, o que n�o corresponde a realidade atual da escola.o esfor�o, a qualifica��o excelente do corpo docente e o cuidado e compet�ncia dos trabalhadores nem sempre s�o reconhecidos e incentivados.por outro lado o planejamento, a participa��o dos pais,a vontade de fazer bem feito faz toda a diferen�a.enfim a meta � melhorar sempre. pretendemos que as nossas avalia��es tanto internas quanto externas, tenham por finalidade n�o apenas resultados, e sim tamb�m discuss�es sobre o ppp, o planejamento,o diagn�stico das turmas e que contribuam para a real aprendizagem dos estudantes.

  10. MG:
    estamos em uma cidade pequena com baixas condições sócioeconômicas. a maioria de nossos alunos são provenientes da zona rural, o que contribui para baixo nível do ideb, pois os mesmos trabalham para ajudar os pais, prejudicando, às vezes, estudos extras, além disso nossa escola apresenta falta de instalações adequadas para melhor rendimento dos alunos.não possuímos quadra de esporte nem um laboratório científico, os quais são de suma importância para melhor aprendizado.

  11. MG:
    considero de extrema importância este dialogo com a direção escolar, mesmo que seja através de pesquisa, pois não se pode concluir os resultados positivos e negativos do ideb apenas com resultados das avaliações pois vários outros fatores interferem nos resultados, como por exemplo as condições que as escolas enfrentam como a violencia familiar, instalações precárias, pais ausentes nas escolas, etc.

  12. MG:
    nossa escola mudou de sede, fomos este ano para um prédio novo e em outra comunidade. este foi um ano de desafios pois, saímos de uma escola pequena de ensino fundamental e fomos para uma grande com ensino médio. estamos traçando o perfil de nossa comunidade para traçarmos novas metas para o próximo ano. no prédio antigo tínhamos muitos problemas de violência, prédio velho, mau conservado, sem participação das famílias, agora nossa realidade é outra, no prédio antigo nem nota do ideb tínhamos, o número de alunos reduzidos nem contava.
    att,
    luciana

  13. MS:
    os problemas do baixo ideb creio que estão muito além do pedagógico, a não participação dos responsáveis na vida de seus filhos, a ausência de uma política que cobre o rendimento dos alunos e não apenas a frequência, pois eles só estão preocupados em não perder o benefício ( bolsa família ou vale renda) e não com o desenvolvimento pedagógico e disciplinar de seus filhos.
    as condições precárias das famílias, visto que nossa unidade escolar é localizada num bairro de periferia, sendo muitos expostos a ausência de alimentos,condições básicas de higiene, violência, drogas e prostituição. fazem com que o estudo por uma questão de sobrevivência não seja uma prioridade em suas vidas, fato esse que se justifica nos elevados índices de abandono, evasão e repetência escolar.

  14. MS:
    é muito difícil elevar a nota do ideb quando uma escola está inserida numa comunidade desestruturada financeiramente e pais com baixo nível de escolaridade. escola inclusiva dificilmente terá o ideb alto.

  15. MT:
    o resultado do ideb é muito importante para a escola, penso que , para alcançarmos os objetivos e metas é preciso fazer um trabalho de parceria entre escola, secretaria, pais e alunos. no âmbito escolar são vários os problemas, violência, a não participação dos pais, a distancia entre escola e secretaria, etc. muitas das vezes nos sentimos angustiados, querendo resolver e não sabendo que caminho tomar.

  16. PB:
    para que se tenha uma boa aprendizagem, se faz necessário um envolvimento de todos os segmentos da escola. embora a equipe escolar tenha um compromisso com os seus discentes, se faz necessário a presença da família dentro da escola, para que tenhamos um laço maior e assim poder contribuir para aumentar a aprendizagem dos alunos. mas também, precisamos de políticas públicas que venha melhorar a vida da comunidade a qual está inserida a escola. outro item importante que está envolvido na aprendizagem do aluno, é a renda familiar, onde o baixo salário colabora para a saída dos pais de casa em busca de qualquer atividade que melhore a renda, onde muitas vezes procuram a marginalidade, dinheiro fácil, como meio de sobrevivência ocasionando a entrada nos meios obscuros da vida, onde em alguns casos ha um envolvimento muito grande que se depara com o mundo da marginalidade e assim desestrutura toda a sua família, atrapalhando a vida dos seus filhos e tudo isso vem acarretar na escola, prejudicando a sua aprendizagem. tudo isso são consequências que vão interferir diretamente na vida escolar do aluno e também nas atividades em que a escola propõe para o crescimento do discente como cidadão. o ideb veio para contribuir com as práticas escolares, em que o seu resultado serve como ponto de avaliação do rendimento escolar.

  17. RJ:
    apesar da falta de interesse dos pais em acompanhar o desempenho dos filhos e da violência que permeia nossa comunidade, causando evasão e por vezes, levando alguns de nossos alunos a deixarem de frequentar temporariamente as aulas, procuramos incrementar em nossa unidade escolar, projetos que visem sanar essas fragilidades. deixo aqui uma crítica às avaliações que são realizadas pelo mec e que medem o ideb. a equipe docente só tem acesso aos resultados, mas não são sinalizados os descritores onde há necessidade de mais investimentos, para que possamos alcançar melhores resultados nas avaliações seguintes. os indicadores são complexos e de difícil entendimento.

  18. RS:
    a emef luiz schroeder está inserida em um bairro onde as condições financeiras não interferem negativamente na qualidade da educação. nosso ideb foi acima das metas, o que nos deixou muito felizes. estamos sempre trabalhando para a melhoria da qualidade do espaço físico e da qualificação profissional. este ano investimos na melhoria do nosso laboratório de informática que estava sucateado. ainda não é o ideal, mas já pode ser usado por todos os alunos e professores.

  19. RS:
    os índices de nossa escola baixaram,pois a desestrutura familiar e o descomprometimento de muitas famílias tem sido a causa principal, do pouco interesse de nossos alunos em buscar um futuro melhor para si.as drogas e violência também são grandes causadoras de alunos que evadem, desistindo dos estudos, baixando os índices do ideb. tentamos reverter este quadro com palestras motivacionais e de autoajuda, trazendo exemplos de vida.

  20. SC:
    o ideb é um índice importante, mais que diante do contexto do nosso aluno são os vários os fatores que influenciam nos resultados da escola que são baixos, como por exemplo, a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos, infrequência, a pouca valorização dos estudos, expectativa baixa de inserção no mercado de trabalho, pois temos alguns pais que estão desempregados, vivendo de bicos. laboratórios de diferentes disciplinas auxiliariam em aulas mais diversificadas e atraentes, mas para um professor motivado salário e tempo de planejamento fazem a diferença. um ginásio de esportes motivaria os alunos não apenas nas aulas de educação física, mas na pratica de esportes e uma nova perspectiva de continuarem até mesmo os estudos com bolsas para atletas. os nossos alunos na maioria veem da área de vulnerabilidade social, sendo a escola um dos espaços de referencia e lazer.

  21. SP:
    o ideb é uma média entre os dados de promoção dos alunos e a prova brasil, mesmo que a escola tenha um ótimo desempenho na prova brasil, mas com alta taxa de reprovação teremos um ideb baixo. em regiões de periferia é muito comum que os alunos abandonem a escola por problemas familiares, de violência e outros, bem como existe pouca participação dos responsáveis pelos alunos, visto que muitos trabalham ou simplesmente não se importam. uma escola com alto índice de retenção não necessariamente é uma escola de qualidade ruim, pois este índice de retenção não depende apenas de fatores internos da escola. nossa escola teve, em relação as escolas da região, um ótimo desempenho dos anos finais do ensino fundamental, na prova brasil, mas no entanto o ideb foi muito baixo em função da retenção de alunos. não consideramos o ideb o índice ideal para medir a qualidade do ensino, desa forma damos mais atenção aos resultados da prova brasil.


  22. 22/01/2020 23:14:21