REDE IDEB BRASIL
    Comentários com:
    'idebTema: ensino noturno'

    Se desejar acrescentar um comentário coloque seu número INEP e sua senha original
    (se esqueceu a senha coloque seu número INEP e marque aqui: )

    E: OU:


  1. MT:
    acredito que os índices de avaliações externas (ideb,saeb,ana,prova brasil e provinha brasil)não conseguem precisar a real realidade da escola, estabelecendo um ranking nacional, estadual e municipal, na maioria das vezes,impreciso. principalmente ao comparar diferentes escolas, com diversos turnos de atendimentos e tamanhos. ex: uma escola que atende vários segmentos (ef i e ii e emi)é comparada com uma que atendem apenas um segmento, que tem projeto político pedagógico voltado para uma realidade, principalmente as que atendem apenas o ensino fundamental, onde os indices de evasão e reprovação são praticamente inexistentes, se comparada as escolas que ofertam o ensino medio, principalmente no periodo noturno. realidades completamentes diferentes, porem são avaliadas igualmente, medidas por um instrumento formal, objetivo e pontual (avaliação), sem considerar as diferentes realidades. uma escola de pequeno porte ser comparada com uma escola de grande porte, espera-se que uma escola menor encontra maior proximidade com sua comunidade escolar (pais,alunos e professores)na tentativa de resolver os problemas e dificuldades encontradas, diferente de uma escola de grande porte que em tese apresentará um leque de situações diversas. e por fim escolas de redes diferentes, com distintos formas de ensino e avaliativas (municipais, estaduais, privadas e federais).

    sendo assim, verifica-se a necessidade de repensar os resultados destas avaliações externas e principalmente a forma de divulgação (ranking único), pois a escola que obteve a maior nota, não necessariamente é melhor que a escola que obteve menor nota, devido existir um conjunto de ações imenso desenvolvido no espaço escolar no dia a dia e não simplesmente por uma avaliação e/ou questionário.


  2. 23/01/2020 00:22:30